top of page
Buscar
  • Ravena

Rituais básicos de autocuidados

Assim como tantas outras coisas na vida, o cuidado com a pele é um hábito que você desenvolve e a qualquer momento da vida, você pode incluir uma nova atividade na sua vida e transformá-la em um hábito (cada dia um pouquinho). Eu iniciei este hábito muito nova, desde os meus 12 anos de idade! Sim, isso é sério! Cuidar da pele, especialmente a da minha face é para mim como escovar os dentes. Quando começaram a aparecer as primeiras espinhas iniciei um tratamento com uma pomadinha, recomendada pelo médico homeopata, a tal pomadinha era à base de própolis. A pele estava ficando bonitinha (para o padrão de beleza bizarro dos anos 90) quando peguei catapora e a explosão de pápulas pareceu ter sido toda na minha face. Exageros da memória adolescente à parte, precisei redobrar os cuidados para evitar que a pele ficasse manchada e a proteção contra os raios solares começou ali mesmo! Usar boné e chapéu para proteger a pele do rosto, usar filtro solar e evitar ficar exposta ao sol nos horários mais críticos e quentes do dia, além de limpar e manter a pele bem hidratada. Comecei ali e continuo até hoje, apenas mudei o tipo dos produtos.

Talvez o desserviço* das revistas para adolescentes tenha ajudado a desenvolver estes hábitos que hoje vejo como bons hábitos, são eles: proteger a pele dos raios solares, limpar a pele, hidratar a pele e vez ou outra fazer uma máscara ou ainda, esfoliar.

A primeira máscara que fiz na vida, foi de mel com açúcar mascavo (ou cristal não clarificado). Hoje chamo de açúcar "mais caro", mas na minha adolescência era o que tínhamos no mercado de cidade do interior do Ceará, quanto ao mel também acessava com facilidade, de produtores locais, dos quais meus pais costumavam comprar e também ser presenteados. Na época, eu não sabia nada de conceitos, ou de propriedades daqueles ingredientes, apenas reproduzia o que havia lido na revista e que estava ao meu alcance.

Durante a faculdade tive uma amiga que fazia máscara de argila branca e a pele dela era invejável! Desde aquele tempo adotei o uso da máscara de argila, que fora algumas vezes motivo de muitas risadas - fazer máscara de argila em casa com as amigas da faculdade enquanto estudávamos ou fazíamos algum trabalho. Tenho vontade de escrever para aquela amiga e perguntar se ela ainda faz uso da máscara de argila. Eu sigo fazendo, gosto de fazer quinzenalmente ou quando dá na telha, especialmente às quintas feiras após a natação.

Engraçado e interessante notar que o uso dos produtos naturais me acompanha desde longas datas! Jamais poderia imaginar que usar cosméticos naturais e artesanais seria o meu estilo de vida e também trabalho, mas observando esta trajetória, isto faz muito sentido!

Certa vez, já adulta, mas ainda muito novinha, um dermatologista me alertou que a melhor proteção para a pele (também em relação aos raios solares) é a proteção mecânica, usar mangas compridas e chapéus. Esta conversa se deu porque na época eu realizava trabalhos de campo botânico, em andanças por matas adentro deste Brasil e eu era atacada por mosquitos, carrapatos, muito sol na moleira e sei lá mais o que, resultando em alergias absurdas (na verdade, a recomendação que ele queria me sugerir era que eu mudasse de trabalho). Além da proteção mecânica, sempre gostei de usar um bom filtro solar, mesmo usando somente os produtos naturais na minha rotina, o filtro solar eu não abro mão e este tema é sério!

Sei que a maioria de nós vive na correria, inclusive com o tempo para o banho e para dormir muito reduzidos, por isso acho mais do que sensato que cada um inclua no seu dia a dia a atividade que mais lhe parece fácil e especialmente satisfatória.

Uma vez disse para uma amiga que era necessário limpar e hidratar a pele e na época (há uns 15 anos) recomendei os produtos que usava, até hoje ela segue a mesma rotina de cuidados com a pele dela, ela criou o hábito. Conheço outra pessoa que nunca ligou muito para essas "coisas de vaidade", embora seja uma profissional que pratica e vive o lema: alimentação saudável + o corpo são = mente sã. Ela começou a hidratar a pele e ao receber os elogios sobre a notável diferença da pele viçosa, encontrou a razão para seguir com o hábito de cuidar da pele.

Nem sempre é fácil encontrar os produtos que nos trazem satisfação sensorial, ou satisfação olfativa, ou que caibam no orçamento. Por isso te dou algumas dicas:

1. Não acredite em produtos milagrosos, não há cremes rejuvenescedores (rejuvenescer é papo para outra postagem), mas há sim produtos que tratam (estimulam a produção de colágeno, etc) e melhoram o aspecto da pele, através do uso cotidiano.

2. Prevenir é melhor do que remediar, então comece agora a cuidar da sua pele - ela é maior órgão do corpo humano e o primeiro mecanismo de defesa do seu organismo.

3. Adquiriu um produto ao qual não se adaptou, por favor se desfaça dele, descarte de forma adequada ou passe adiante. Não guarde a sensação frustrante de estar desperdiçando espaço e dinheiro, olhando diariamente para aqueles tantos de frascos e tentativas mal sucedidas. Busque adquirir produtos que venham em pequenas quantidades (especialmente hidratantes para o rosto).

4. Por favor, não desista na primeira tentativa (exceto nos casos de alergias)! Seja franca consigo e se pergunte: o que te leva a não querer usar um determinado produto? A textura? O cheiro? Acha que aquilo não trará benefício algum? Você esquece de aplicar o produto? Tem preguiça de aplicar o produto? Não dá tempo? Faça os ajustes que precisa e encontre os produtos que se encaixem e sejam adequados à sua rotina, simplifique e assim logo logo você terá desenvolvido o hábito de cuidar da sua pele.

Quanto a mim... O fato é que até hoje eu sigo com o hábito de lavar a pele do rosto e depois hidratar, de manhã e à noite. Hoje em dia em algumas noites eu substituo o hidratante por algum sérum e de preferência que tenha função dupla: cuidar/ tratar a pele e ajudar com o sono e sonhos.

Deixo aqui uma lista de atividades que você pode fazer (ou não), para manter sua rotina de rituais básicos de autocuidado. Lembrei de algo: às vezes crio listas de coisas que acabo não realizando ou realizo uma ou duas coisas daquela lista, posso demorar uma semana numa lista que poderia ter sido para um dia! Se você também faz isso, acabamos de encontrar uma conexão humana entre nós fora da vida perfeita das redes sociais. Mas vamos lá, um passinho de cada vez, escolha aquilo que cabe no seu dia a dia.


Para fazer diariamente

  • higienizar

  • tonificar

  • aplicar sérum

  • hidratar

  • cuidar da área dos olhos

Para fazer uma vez na semana ou quinzenalmente

  • aplicar uma máscara

  • massagear a face

Para fazer uma vez no mês

  • esfoliar


*desserviço - pois além de incentivarem o consumo excessivo traziam listas infinitas de itens "must have" e também apresentavam padrões de beleza inatingíveis para a maioria de nós, mas sim, informaram sobre coisas importantes e muitas vezes.

Posts recentes

Ver tudo

Biblicor

Biblicor é o reconfortante cheiro de livros antigos. Sim, os livros também têm cheiros! Leitores vorazes e frequentadores de livrarias, bibliotecas e sebos concordarão e saberão do que se trata!👃🏼

bottom of page